São Rafael

Search
Close this search box.

Como Funcionam as Câmaras Frigoríficas?

Saiba como funcionam as câmaras frigoríficas de modo simples e rápido!

Tido como um equipamento indispensável para a conservação de algumas cargas, a câmara fria apresenta pontos que precisam ser esclarecidos. Dessa forma, precisamos entender como funcionam as câmaras frigoríficas para garantir sua alta performance.

Isso porque, a qualidade e segurança ao consumir determinado tipo de produto que demanda passar por uma redução forçada de temperatura, está diretamente ligado ao uso de ao desempenho de câmara fria de resfriados.

Por se tratar de uma aquisição que exige um investimento significativo e especificidade de uso, é muito comum que surjam algumas dúvidas sobre o tema.

E é por isso que elaboramos este conteúdo informativo, para que você saiba como funcionam as câmaras frigoríficas de modo simples e rápido. Vamos lá?

Afinal, o que são e como funcionam as câmaras frigoríficas?

As câmaras frigoríficas são áreas de armazenamento especial para produtos, materiais ou insumos que necessitam de uma conservação maior. O que isso quer dizer?

Sua função é preservar a qualidade de alimentos e outros itens perecíveis na temperatura ideal, manter as características de cargas de empresas que trabalham com a produção e fornecimento de gelo, por exemplo.

É através das câmaras que se faz a conservação adequada e segura dos produtos que chegam à sua geladeira em seu melhor potencial.

Mas para enriquecermos o conhecimento acerca de um assunto pouco discutido, vamos conhecer a premissa do funcionamento de equipamentos de refrigeração.

Embora pareça algo muito complexo, o sistema de refrigeração é simples e interessante de ser compreendido.

As condições internas de armazenamento se baseiam em três principais fatores: temperatura, umidade e taxa de circulação de ar.

Sendo estes aplicados de modo a seguir as padronizações rigorosas para atender às necessidades das peças de carne.

Curiosamente a redução forçada da temperatura do produto pode ocorrer através da transferência de calor gerada por meio da ação de um fluido refrigerante que circula dentro do circuito.

Principais características de um sistema de refrigeração

Como citamos anteriormente, existem três elementos que integram o pleno funcionamento das câmaras frigoríficas. Veja a seguir a importância de cada um:

Temperatura

Sem dúvida é um fator essencial para garantir uma performance satisfatória.

A distribuição de temperatura entre 0°C e 18°C dentro das câmaras frigoríficas ocorre de forma singular, porque vai depender do objetivo, dos padrões de empilhamento e da taxa de circulação de ar.

Com isso, a temperatura da câmara – e do produto – é controlada mediante um termostato localizado no espaço interno.

O tempo de equilíbrio entre a temperatura e o produto armazenado pode ser de um dia a uma semana. Logo, a temperatura do ar torna-se muito semelhante à do produto.

Difusão de calor

A circulação de calor por meio das paredes e dos pisos das câmaras, influencia a dispersão de temperatura no seu interior.

Contar com uma espessura de isolamento adequada e a instalação correta, irão favorecer uma distribuição uniforme.

Umidade relativa

A umidade de uma câmara frigorífica é um indicativo do equilíbrio entre a água evaporada do produto e a remoção desse ar pelo evaporador.

Esse efeito impacta na perda de peso da carne durante o armazenamento, sendo resultado variantes de fatores, como:

  • Diferença de temperatura;
  • Tipo e método de armazenamento;
  • Movimentação do ar;
  • Tempo de funcionamento do sistema;
  • Padrões de qualidade.

E por falar em qualidade, se faz necessário que as câmaras frigoríficas operem de forma otimizada. Um bom equipamento é capaz de impedir o desenvolvimento de microrganismos ou qualquer elemento microbiano nocivo a saúde.

Benefícios das câmaras frigoríficas

É fato que as câmaras são equipamentos que se diferenciam quando comparados a refrigeradores e freezers convencionais.

Pela necessidade em armazenar grandes quantidades de produtos, as câmaras frigoríficas dispõem de um extenso espaço físico para a conservação de produtos.

A partir de um controle digital preciso da temperatura. Mecanismo indispensável no setor industrial, por exemplo.

Diferentemente dos sistemas domésticos que em sua maioria, possuem apenas controladores analógicos. Recursos que não apresentam a precisão necessária para esse tipo de serviço.

Confira abaixo, pontos significativos que diferenciam e agregam valor ao desempenho das câmaras frigoríficas com alta demanda:

  • Oferecem ambientes customizados e amplos para acondicionar produtos que necessitam de refrigeração;
  • Possui um grande diferencial em relação aos sistemas domésticos: permite movimentação de pessoas e produtos em seu interior;
  • São dispostas de maneira totalmente adaptada às necessidades de cada utilização e cliente, tais como: tipo de produto, temperatura de entrada e saída, preferência por material do isolamento e tempo de conservação, por exemplo;
  • Através do cálculo e detalhamento apropriado é possível oferecer a melhor potência e eficiência energética, entre outros mais.

O que se recomenda é solicitar os serviços de uma empresa especializada e confiável para escolher a estrutura mais adequada para o seu tipo de necessidade.

Quais tipos de produtos podem ser armazenados?

Refrigerar é conservar e preservar as propriedades de algum produto. Mas costuma-se pensar que as câmaras frigoríficas são utilizadas apenas pelo setor alimentício.

Tanto na fabricação, conservação, transporte, comercialização ou preparação de alimentos, por exemplo.

Mas você sabia que as câmaras frigoríficas podem ser utilizadas também em diversos setores da indústria? É comum que o segmento farmacêutico faça seu uso para a conservação de vacinas e bancos de sangue.

As indústrias automobilísticas e químicas as utilizam para a conservação de produtos inflamáveis, necrotérios, entre outros. Assim como os negócios de grande porte, como centros atacadistas.

No caso de supermercados, o sistema de refrigeração é adotado para conservar produtos no estoque e os que ficam armazenados em walk-in coolers e em estruturas de autosserviço.

Os açougues usufruem da capacidade das câmaras frigoríficas para proporcionar o acondicionamento dos grandes volumes de carnes.

Além disso, hospitais, clínicas e laboratórios podem ser utilizadas para conservação de material médico-hospitalar.

Portanto, a principal função da câmara frigorífica é conservar os produtos que necessitam de baixas temperaturas para que – desde que dentro do prazo de validade -, sejam repostos no momento certo nas áreas de vendas.