Você sabe a importância de um plano de manutenção preventiva? As câmaras frias são como corações, não param de funcionar por um só instante. E como você já sabe, grande parte do seu negócio estará armazenada lá dentro.
Para garantir a segurança da sua operação e a sua tranquilidade, é fundamental realizar a manutenção preventiva. É por isso que preparamos esse conteúdo para você, que ainda não tem segurança de solicitar esse tipo de serviço. Vamos lá?
Se tem uma coisa que ninguém deseja é uma câmara fria parada, não é mesmo?! Quando acontece é como uma bomba-relógio e tudo o que está armazenado dentro dela corre grandes riscos, principalmente se a câmara fria não dispuser de sistemas de segurança e o seu monitoramento não for feito diariamente.
Como elas trabalham todos os dias sem descanso, o ideal é ter um plano de manutenção preventiva, conjunto de registros que detalham todas as atividades que devem ser feitas nesse tipo de operação. Isso inclui frequência, identificação e localização do equipamento, materiais necessários e peças.
O desperdício ocorre quando há o gasto de recursos sem necessidade, como matéria-prima, insumos, energia ou, ao mesmo tempo. Isso eleva os custos regulares dos produtos e serviços sem que haja um incremento de qualidade para o cliente.
Uma vez que os profissionais já sabem o que fazer e como realizarão suas tarefas, o tempo de trabalho é otimizado. Do mesmo modo, menos tempo com equipamento parado e com manutenção de falhas inesperadas serão gastos.
Um plano de manutenção preventiva resulta na identificação de desgaste de um determinado componente. Essas, porém, serão mais simples e terão um menor impacto nas operações, pois são detectadas antes de causarem problemas em larga escala. Muitas vezes, defeitos podem ser descobertos com uma antecedência suficiente para programar a paralisação do equipamento e efetuar a correção sem que isso afete significativamente a produção.
Todos os benefícios anteriores trazem uma vantagem clara: a redução nos custos das operações de manutenção. Afinal, o tempo será mais bem aproveitado, menos recursos serão desperdiçados e haverá menos falhas e quebras de equipamentos.
O tempo de parada é um indicador importante para a gestão da manutenção. Quanto maior o tempo em que a máquina fica indisponível, menos lucro ela gera para o negócio. Quando um plano de manutenção preventiva é seguido corretamente, os tempos de paradas são menores. Além disso, menos falhas ocorrerão, de modo que os equipamentos ficarão mais disponíveis para a produção.
O tempo de vida dos equipamentos e de seus componentes varia bastante. No entanto, quanto melhor seu estado de conservação, maior será sua durabilidade, o que vai eliminar a necessidade de substituí-los prematuramente. O plano de manutenção preventiva leva em conta que as máquinas precisam ser operadas, instaladas e monitoradas, conforme as recomendações dadas pelo fabricante e pelas melhores práticas do setor.
Equipamentos operando com falhas podem representar um risco para os trabalhadores. A falta de manutenções está entre os maiores causadores de acidentes de trabalho. Por isso, intervenções realizadas previamente podem melhorar a segurança e a qualidade de trabalho da mão de obra.
Acredite, uma São Rafael bem cuidada dura muito tempo. E sabemos que “é melhor prevenir do que remediar”.
Contamos com equipes de prontidão para garantir o funcionamento ininterrupto das Câmaras São Rafael por meio de manutenções corretivas. Os nossos planos de assistência técnica contínua contemplam revisões sistemáticas de todo o equipamento para identificar desgastes e falhas de operação que podem comprometer o seu negócio. Nós asseguramos que o investimento – tanto financeiro quanto psicológico – com a prevenção é muito menor do que com a correção.