A indústria farmacêutica e demais setores da saúde precisam manter certas substâncias em um ambiente refrigerado controlado de forma adequada. Esse compartimento especial tão importante é conhecido como câmara fria para medicamentos.
Com o sistema de refrigeração bem dimensionado, pode-se armazenar corretamente os mais variados tipos de medicamentos e impedir possíveis alterações na sua qualidade e eficácia.
Neste post, iremos falar da importância e cuidados com a câmara fria para medicamentos que hospitais e postos de saúde devem ter. Vamos lá?
Primeiramente, vamos entender a importância de uma conservação adequada para os mais diversos tipos de fármacos, incluindo as vacinas.
Denominada tradicionalmente como câmara frigorífica, a câmaras fria para medicamentos é essencial para preservar todas as propriedades disponíveis nas vacinas.
Elas são desenvolvidas para promover maior agilidade e praticidade nos hospitais, farmácias e demais ambientes que detenham substâncias sensíveis às variações de temperatura.
As exigências para com esse cuidado criterioso são determinadas por autoridades públicas como o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde Municipal.
A câmara fria para medicamentos é fabricada sob medida de acordo com a necessidade de armazenamento, podendo ser expandida.
Para o desenvolvimento de uma câmara fria é preciso analisar uma série de fatores, tais como: o layout do ambiente, dimensões da câmara, volume de medicamentos para o armazenamento, movimentação diária e mais.
Além disso, os projetos devem atender às obrigações de fabricação e execução de montagem de acordo com a norma NBR 11752 e as exigências dos órgãos sanitários.
O papel de uma câmara fria modular para medicamentos é oferecer a temperatura ideal aos produtos, sem perder a eficácia deles. De fácil adaptação aos locais, ela possui um excelente custo-benefício na mão de obra e positiva redução de custos de materiais, bem como manutenção.
A principal cautela que se deve ter ao adquirir uma câmara fria é o histórico de mercado e a idoneidade da empresa especializada em sistema de refrigeração. Isso faz toda a diferença na hora de garantir o melhor os produtos.
Um cuidado específico que depende do nível técnico da fornecedora é a montagem. O processo de instalação precisa ser cumprido conforme as determinações legais de uso da câmara fria.
A disposição do espaço e os recursos elétricos precisam estar em condições adequadas para uso para não colocar a saúde das pessoas – e do equipamento – em risco.
Esse cuidado é um dos mais cruciais para prolongar a vida útil de uma câmara fria. Mas engana-se quem acredita que seja um processo comum e simples. É preciso ter ações específicas e atenção redobrada.
Utilizar produtos à base de cloro, está fora de questão. O mais recomendado a se fazer é contar com o auxílio de um pano úmido e detergente neutro para uma limpeza completa e eficaz.
Boa parte da alta performance de uma câmara fria para medicamentos depende do seu funcionamento. Quando a gente fala em manutenção, logo associamos a situações de desgastes e paradas indesejadas.
Porém, uma câmara fria precisa ser monitorada para assegurar o armazenamento efetivo dos medicamentos. Isso porque, cada substância demanda um nível de temperatura diferente.
E se houver a instabilidade desse termômetro, há grandes chances de os medicamentos serem adulterados com a variação brusca da falta do ar frio. Por isso, é necessário prestar bastante atenção na temperatura do compartimento.
Além de conservar de forma correta os produtos e medicamentos, a câmara fria é um ótimo investimento para quem deseja unir economia de custo e energia.
Entre os motivos descritos no conteúdo, a câmara fria para medicamentos tem a capacidade:
Agora que ficou claro a importância e os cuidados que se deve ter com uma câmara fria para medicamentos, você pode contar com a confiança e referência de uma empresa especializada.
Estamos aqui para ajudá-lo nessa missão. Fale conosco!