Existem certos tipos de alimentos e produtos que precisam ser armazenados em baixas temperaturas para conservar suas propriedades. Para que isso ocorra de forma correta é preciso escolher entre os tipos de câmara fria, qual o modelo que melhor atende às necessidades.
Disponíveis em diversos tamanhos e capacidades, as câmaras frias são excelentes equipamentos para o adequado armazenamento de carnes, bebidas e sorvetes etc. Desde sua chegada até a venda.
Conheça a seguir os tipos de câmara fria e suas vantagens para garantir a qualidade dos mais variados produtos!
Imagem: Câmara fria São Rafael (Acervo).
No mercado, existem câmaras frias que apresentam características específicas que as diferenciam uma das outras. A exemplo, temos câmaras para armazenagem de produtos resfriados ou produtos congelados, estas podem ser construídas com painéis isotérmicos modulares, recurso bastante comum atualmente.
Esse tipo de câmara fria é ideal para a conservação de alto volume de produtos, justamente por possuir grande capacidade de armazenamento e um consumo reduzido de energia.
Suas condições favorecem o pleno armazenamento para carnes embaladas, bebidas, frutas, verduras, laticínios, legumes, etc. A temperatura de armazenagem dos produtos pode variar de 0ºC a 15ºC.
Como o próprio nome sugere, esse tipo de equipamento é especialmente projetado para preservar a qualidade de alimentos já congelados, como vegetais, lasanhas, pizzas e outros alimentos.
Embora seu funcionamento seja similar ao dos freezers, as câmaras para congelamento oferecem uma performance superior por garantir especialmente a segurança dos produtos e suas condições ideais de conservação.
O sistema de refrigeração pode ser dimensionado para operar em faixas de temperatura entre -18°C a – 25ºC, dependendo do produto a ser armazenado em seu interior.
Considerado o tipo mais utilizado atualmente em padarias, cozinhas industriais, pizzarias e laboratórios, as câmaras frias modulares são pré-montadas antes de chegarem ao local que irão ser instaladas.
Entre seus benefícios, podemos destacar a rapidez na montagem, durabilidade, economia operacional e de energia. Além disso, suas vantagens se destacam no alto poder de vedação, preservação e proteção contra infiltração de resíduos.
Os diferentes estilos de portas são outros benefícios que tornam as câmaras frias modulares, as mais procuradas no mercado. As portas podem ser giratórias, de correr (com sistema de anti-condensação), expositoras, portinhola e tecnologia de vai e vem.
Um item importante de segurança é que a porta de acesso possua um dispositivo de abertura interna, caso alguém, acidentalmente, fique preso dentro da câmara fria.
Atualmente, o sistema de iluminação através de luminárias com LED vem proporcionando um consumo de energia elétrica mais otimizado devido a carga térmica reduzida transmitida pela iluminação.
Se você quer unir agilidade e economia de espaço, as mini câmaras frias são excelentes escolhas para as suas necessidades.
(Empresas parceiras que apoiam a Pizza do Bem)
Imagem: Mini Câmara São Rafael (Acervo)
Sua capacidade de armazenamento é mais reduzida, porém, seu sistema de refrigeração utiliza gás refrigerante natural e se torna mais sustentável ao conservar produtos resfriados em +5ºC e congelados em até -18ºC.
Alguns questionamentos devem ser feitos antes de definir o tipo de câmara fria para atender às demandas do seu negócio. Com isso, é importante refletir:
Prestar atenção nesses quesitos é parte fundamental no processo de escolha para o tipo de câmara fria. Ao identificar esses pontos, você terá uma noção do porte, altura, acessórios e porta mais adequada da câmara fria.
Busque por empresas especializadas em fornecer a mais completa solução para conservação através do frio.